4 de jan de 2015


Planejando sua festa...

  Primeira postagem de 2015!
Ebaaa!!!



Hoje começo falando sobre planejamento de festas infantis ( adoooro!).
Para quem não sabe, tenho uma filha de 10 anos e, sempre planejo tudo com antecedência (exceto a última que por conta da quantidade de trabalho só consegui planejar e executar tudo faltando 1 mês).

O período de ser criança é tão curto que eu acredito sim, que a festinha mesmo sendo em casa, precisa de decoração caprichada e original.Bom, sou suspeita para falar porque amo festas mas, também amo minha filha e justamente por passar tão rápido, busco sempre fazer tudo com muito carinho.

Tenho uma preferência por festas para até no máximo 50 pessoas e,com o passar dos anos,por aqui esse número caiu ainda mais,pelo fato de estarmos na fase em que as crianças vão para a festinha desacompanhadas dos pais.

Além do bolso ser limitado,com número relativamente baixo de convidados,conseguimos dar mais atenção e elaborar variedades em quitutes, doces e lembrancinhas.

Segue abaixo algumas dicas de organização:



1) Planeje com bastante antecedência:
Sugiro que comece a pensar no tema e detalhes com pelo menos 8 meses de antecedência.
Dói menos no bolso e é melhor gastar um pouco por mês de que tudo de uma vez só. Claro que, esse gasto precisa estar dentro do limite que você deseja que custe sua festa.

2) Faça a lista de convidados:
Elaborada também com antecedência, servirá como base para cálculo da quantidade de comida, bebida, docinhos...

3) Defina data, hora e local da festa:
Por aqui sempre faço em um sábado.Assim temos o domingo para descansar do corre-corre.

4) Convite de papel ou virtual?
Não há duvidas de que os convites são um charme e já deixam um gostinho de "quero ir" mas, é um dinheiro gasto para ir para o lixo. Somente nós mamães é que guardamos com muito carinho.
Como hoje em dia todo mundo está conectado em redes sociais, já faz alguns anos que optei pelo convite virtual e dá super certo.
Geralmente envio com 7 dias de antecedência. Lembre-se que se trata de festa infantil e não casamento.Os de casamentos é que são enviados com 1 mês de antecedência. Enviar faltando muito tempo corre o risco da pessoa esquecer completamente.

5) Cálculo de lembrancinhas:
Bom, como mencionei, gosto de festas pequenas para elaborar variedades e claro, um tipo de lembrancinha para cada criança. A questão é, adulto também ganha? Depende da faixa etária.Quando são muito bebês eu fazia para os avós e tios também mas, a partir da festa dos 4 anos, somente para as crianças.
Sugiro que as lembrancinhas não estejam em número exato. Sempre rola de aparecer alguém fora do "script" que leva um priminho, um irmãozinho... Então 3 ou 4 a mais acredito que seja o suficiente.

6) Cálculo de comida e bebida:
Depende do que irá oferecer e a variedade de opções. Geralmente calculo 3 para cada convidado.Sugiro comidinhas que enchem rápido e agradam a todos.Mini hambúrguer, mini cachorro quente, saquinho de batata frita ou pão de queijo...No caso de pizza, sugiro a maior, chamada brotinho.A versão mini é tão mini que não compensa ( já viu recheio nessas versões?). Para bebidas, geralmente calculo 1 litro por pessoa no calor.Ou seja, cada garrafa de 2 litros, para 2 pessoas.

7) Tempo de festa:
Sugiro 3 horas para festas feitas dentro de casa e 4 horas para as em salão ou área externa.

8) Brincadeiras:
Para ajudar a manter o controle das crianças, alugue uma cama elástica ou contrate um animador de festas. Eles geralmente envolvem também os adultos nas brincadeiras,deixando a festa mais divertida.

9) Criança sozinha ou acompanhada (tchan,tchan,tchan,tchan...):
Dúvida cruel?Nem tanto.Sugiro que a opção de chamar apenas as crianças seja quando os convidados mirins estiverem por volta dos 8 anos. Antes disso muitos pais ficam preocupados de deixar o filho sozinho na festinha. 
A partir dos 8 anos, são mais independentes e precisam menos dessa "supervisão".
Se você tem um filho muito pequeno ainda e quer convidar os colegas dele da escola por exemplo, leve em conta na lista que além dos pais, eles podem levam também outros filhos, inclusive adolescentes.

10) Tire muuuitas fotos:
São elas que marcarão esse dia e renderá boas lembranças e risadas no futuro.



Para quem mora longe e quer levar um pouquinho daqui para sua festinha, acesse o Chuva de Brigadeiro versão lojinha, clicando aqui .

1

Um comentário: